Voltar ao site

Ar Condicionado

Saiba como fazer a manutenção dos ares-condicionados

Barbecue AKI

1. Materiais necessários à instalação de um ar condicionado

- Berbequim
- Brocas
- Poleias
- Buchas
- Chave de parafusos
- Chave inglesa

2. Antes de adquirir um ar condicionado…

Os ares-condicionados são concebidos para oferecer um ambiente de conforto e bem-estar, de forma silenciosa. Antes de adquirir uma aparelho de ar condicionado, tenha conhecimento da potência indicada para as suas necessidades. Existe no mercado uma diversidade de equipamentos de ar condicionado, os quais têm várias aplicações, dependendo da dimensão da área e do número de pessoas que irão frequentá-lo.

3. Escolha o sistema mais adequado para o seu lar

Tenha em consideração a instalação, o espaço disponível, o número de divisões a climatizar, a possibilidade de alterar a fachada.

IDEAL PARA: Dispor de ar condicionado ou aquecimento numa só divisão. É um sistema económico. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Duas unidades (interior e exterior). Com ou sem bomba de calor. Com velocidade fixa ou inverter.

IDEAL PARA: Uma divisão da casa com grandes necessidades de refrigeração. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Duas unidades: uma interior e outra exterior. Com ou sem bomba de calor. Com velocidade fixa ou inverter.


IDEAL PARA: Comércios e oficinas com tetos desmontáveis. É de fácil instalação e muito silencioso.

IDEAL PARA: Moradias em que não é permitido a colocação de unidades para instalações de trabalho. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Requer unicamente a realização de dois buracos (de aproximadamente 15 cm) na parede.


IDEAL PARA: Moradias em que não é permitido a colocação de unidades para instalações de trabalho. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: É necessário abrir um pequeno orifício na janela ou círculo para passar a tubagem de expulsão do calor.

IDEAL PARA: Permite regular a climatização das divisões de forma independente. Permite várias combinações. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: Uma só unidade exterior para várias unidades interiores.

4. Calcule a potência que o seu ar condicionado necessita

Desta forma conseguirá a temperatura adequada da forma mais eficiente. Mesmo que o seu equipamento disponha de uma bomba de calor, o cálculo efectua-se para a opção de frio. É muito simples: preencha a tabela e faça as operações indicadas para cada uma das divisões da casa que deseja climatizar.

A. Se for o último andar de um edifício ou de uma casa indique a superfície; caso contrário não coloque nada na tabela.

B. Calcule a superfície de portas e janelas que dão para o exterior.

C. Some o comprimento das paredes que dão para o exterior.

D. Some os resultados de A, B e C.

E. Se a divisão da casa receber muita luz do sol, realize esta operação. Caso contrário, introduza novamente o valor que colocou na célula D.

F. Quantas pessoas costumam ocupar esta divisão?

G. Se houver muitas luzes, eletrodomésticos ou outros aparelhos elétricos, acrescente 2.000 btus.

A potência necessária é a soma de E, F e G.

EXEMPLO: Sala no último andar com duas janelas orientadas para sul, com lâmpadas halogéneos, computador, televisão e equipamento de música. Vivem 4 pessoas.

5. Conselhos úteis

1. COMO CONSUMIR MENOS ELECTRICIDADE COM O SEU NOVO EQUIPAMENTO.

Quanto mais eficiente for o seu equipamento, mais economizará na sua fatura da eletricidade. Além disso, contribuirá para o cuidado do Planeta. A eficiência é a capacidade de aquecer ou arrefecer o ar com o menos consumo energético possível. Descubra esta informação na etiqueta energética.

2. EER E COP.

A sigla EER é o coeficiente entre consumo e o rendimento que determina a eficiência de um equipamento em modo refrigeração. COP refere-se ao modo aquecimento. Quanto maiores forem os números correspondentes, melhor.

3. CONFORTO E POUPANÇA: REGULAR A TEMPERATURA

Use corretamente o termóstato

- Convém não reduzir demasiado a seleção da temperatura. O equilíbrio entre temperatura e humidade do ar é o que favorece o conforto, mais que a baixa temperatura.

- A regulação adequada do termóstato permite uma poupança de 40%.

- Para alcançar rapidamente a temperatura desejada, utilize a função turbo: assim consumirá menos energia do que baixando demasiado o termóstato.

- Não se esqueça que variar um grau supõe mais ou menos 10% de consumo.

- Um sistema de ar condicionado proporciona uma maior qualidade de vida a partir do momento em que está em boas condições de manutenção.



4. AR CONDICIONADO SPLIT OU MULTI-SPLIT – MANUTENÇÃO

A. Manutenção da unidade interna -

Por forma a manter um ar purificado em todo o ambiente, o filtro deverá ser limpo a cada 15 dias, dependendo do ambiente onde o mesmo se encontra instalado. Caso o mesmo seja bastante frequentado, efetue a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana. A limpeza da frente plástica e do equipamento do ar condicionado, deverá ser periódica, com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro. Não utilize álcool, detergentes, ou mesmo água diretamente sobre a frente plástica do aparelho.


B. Manutenção da unidade externa -

Antes de mais, deverá desligar o aparelho da corrente elétrica. Deverá ainda ser realizada uma limpeza interna uma vez por ano. Esta mesma limpeza, deverá ser efetuada por profissionais da própria marca do aparelho, dado que o acumular de demasiado pó e resíduos no evaporador e no condensador, afetam a eficiência do aparelho, podendo mesmo causar danos no mesmo.

6. Curiosidades

Os equipamentos de ar condicionado consomem cada vez menos energia, quando são corretamente utilizados e quando possuem uma correta instalação. Exemplo: um aparelho de 3.500 watts/h (11.350 BTUS/h) que funciona durante uma hora, pode consumir aproximadamente 1.400 watts, se a temperatura for bem regulada. Isto equivale aproximadamente a 0.15€ ou 0.07€ se possuir a tecnologia Inverter: metade do que habitualmente gasta um ferro de engomar*.

*Comparativo calculado a partir de condições de uso padrão, potência de refrigeração de 11.904 BTUS para um aparelho de velocidade fixa e um Inverter, e tarifa kw/h estabelecida pela Comissão Nacional de Energia (valores tabelas 2008/2009)

Descubra AKI as nossas sugestões

Climatização e ventilação