COLOCAR VARÕES DE CORTINADO

Saiba como colocar varões de cortinado.

1
Ferramentas

2
As calhas

 

MODELOS

Nas calhas em "I", os travões, rodízios e cursores, são fixos na corrediça ao longo de um perfil paralelo ao tecto (a base do "I"). A calha dita em "U" é uma espécie de caixa aberta em baixo (são as costas fixas ao tecto) e no interior da qual deslizam os rodízios.

 

 

 

 

ONDE COLOCAR A CALHA

Existem diferentes formas de colocar a calha : para escolher a sua colocação será segundo os seus espaços disponíveis e os seus gostos pessoais. O método mais corrente e mais prático consiste em aplicar a calha nos suportes fixos à parede (1). Poderá também, graças a acessórios especiais de fixação, colocar a calha no tecto (2). Nalguns casos é mais prático fixá-la entre paredes, graças aos suportes laterais (3). Por fim, a calha pode ser fixa no caixilho da janela (4).

 

 

 

COMPRIMENTO DA CALHA

Meça o caixilho da janela, acrescente a medida das cortinas (é necessário geralmente contar um mínimo de 20 cm) : obterá assim o comprimento da calha. Os suportes laterais são colocados aproximadamente a 10 cm das extremidades da calha.

 

 

 

 

A DISTÂNCIA ENTRE A PAREDE E A CALHA

Preveja uma distância de 5 a 7 cm entre a parede e a calha, isto para que seja possível abrir e fechar o cortinado rapidamente e sem roçar na parede. Se colocar duas calhas paralelas preveja igualmente uma distância de 5 cm no mínimo entre elas.

 

 

 

 

3
Colocação na parede

 

ALTURA

Deixe uma altura livre (no mínimo) de 5 cm acima das janelas abertas se não colocar sanefa e de 20 cm se colocar. Coloque os suportes ao seu gosto, sempre de forma simétrica e tendo em conta que se encontrarão pelo menos a 10 cm das extremidades da calha de cada lado.

 

 

 

 

MARCAÇÃO DA ALTURA

Sirva-se do metro desdobrável e trace as marcas na parede à altura desejada. Trace em seguida um eixo para fazer os furos de fixação do primeiro suporte.

 

 

 

 

PERFURAÇÃO

Coloque primeiro o suporte sobre o eixo de maneira a poder marcar os furos. Faça os furos (com a ajuda de uma guia de profundidade) e coloque as buchas no lugar. Adapte as buchas ao material da parede. Depois aparafuse parcialmente o primeiro suporte no sítio.

 

 

 

 

NÍVEL

Fixe a calha no primeiro suporte. Mantenha a calha na horizontal (coloque o nível de bolhas por cima) para marcar o sítio do segundo suporte, simetricamente ao caixilho da janela. Fixe o segundo suporte conforme fixou o primeiro.

 

 

 

 

A CALHA FIXA

A calha fixa permite uma finalização estética. Ela coloca-se sobre suportes especiais sobre os quais é em seguida fixada à calha, em "I" ou em "U". Para dobrar o friso sobre os lados, faça um corte na corrediça de pelo menos 8 cm (com a serra de metais) e dobre as extremidades sobre um pedaço de madeira.

 

 

 

 

4
Colocação no tecto ou entre paredes

 

TECTO

No caso da colocação no tecto, a marcação dos furos para fixação dos suportes, faz-se de forma diferente. Encontre o centro da janela e trace o eixo que prolongará, com um esquadro, até ao tecto.

 

 

 

 

 

SIMETRIA

Transfira o entre-eixo de fixação dos dois suportes da calha de um lado e do outro desta marcação, assim como o afastamento a respeitar entre a calha e a parede : siga as instruções do fabricante. Esta distância é geralmente, no caso da colocação no tecto, compreendida entre 10 e 15 cm.

 

 

 

A DISTÂNCIA ENTRE A PAREDE E A CALHA

Existem inúmeros tipos de suportes para a colocação de calhas no tecto. As versões mais recentes são concebidas de forma a que a calha seja simplesmente fixa por "clips". Alguns suportes para tecto estão preparados para receber duas calhas paralelas.

 

 

 

COLOCAÇÃO ENTRE DUAS PAREDES

Quando a janela ilumina uma parede estreita, é por vezes mais estético colocar a calha de uma parede à outra. Prolongue até às paredes laterais o topo do caixilho da janela. Utilize uma régua e um nível de bolhas para assegurar a precisão do trabalho.

 

 

 

 

AFASTAMENTO DA PAREDE

Marque nas paredes laterais, a partir dos pontos que acabou de fazer, a distância da parede em relação à janela. Daí, trace o eixo vertical para os suportes da calha que aparafusará de seguida. Deverá, na maior parte dos casos, encurtar a calha.

5
Acessórios

 

TRAVÕES

Os travões, peças metálicas ou plásticas, colocam-se nas duas extremidades da calha. Eles bloqueiam a marcha dos cursores na ponta da calha para evitar que estes se desprendam. Os travões estão munidos com um parafuso que permite fixá-los solidamente no seu lugar.

 

 

 

 

CURSORES

Os cursores são os pontos de fixação do cortinado à calha. Para as calhas em "I", existem, outros cursores, os rodízios, cuja função é similar.

 

 

 

 

GRAMPOS

Os grampos de metal ou de matéria plástica, introduzem-se primeiro na fita de pregos do cortinado, depois no gancho do cursor (ou rodízio), fixando o cortinado à calha.

 

 

 

 

VARETA DE MANUSEAMENTO

Se abrir ou fechar os cortinados com a mão, mancha-os rapidamente. Arrisca-se igualmente a descosê-los dos grampos e deformar as pregas. É por isso mais prático equipar a calha com uma vareta de manuseamento.

6
Os varões de cortinados

 

COMPRIMENTO

Veja como medir o comprimento de um varão ou de uma barra de cortinado : meça o comprimento das janelas, acrescente o espaço necessário dos cortinados depois de abertas e conte ainda mais 5 cm de cada lado : é a distância do suporte à extremidade do varão.

 

 

 

 

ARGOLAS

Introduza no varão todas as argolas, à excepção das duas últimas, depois os suportes. Introduza de seguida as duas últimas e por fim os terminais. Coloque os grampos destinados à fixação dos cortinados nas argolas.

 

 

 

 

FIXAÇÃO DAS CHAPAS

Fixa à parede as chapas destinadas aos suportes propriamente ditos. Verifique se estão bem horizontais. Estas contêm geralmente duas aberturas: um furo para o parafuso e uma fenda. Não aperte o parafuso até ao fim, poderá assim girar a chapa para ajustar a sua posição.

 

 

 

 

OS SUPORTES

Fixe agora os suportes do varão. Um furo roscado está previsto para este efeito, na chapa. Controle em seguida se os suportes se encontram bem alinhados horizontalmente, poderá, se não for este o caso, ajustar ainda a sua posição por meio das fendas das chapas.

 

 

 

 

VARÃO DO CORTINADO

Para finalizar, coloque o varão nos suportes. Este modelo dá-lhe a liberdade de escolher o afastamento parede/varão. O suporte do varão comporta por vezes um segundo sistema de fixação que permite deste modo enganchar simultaneamente adornos transparentes e cortinados duplos.

7
Colocação no caixilho

 

CALHA EM PVC

Os cortinados a suspender no caixilho da janela são naturalmente os modelos de tecido leve ou transparentes. Poderá colocá-los com a ajuda de calhas em PVC, fáceis de recortar e aparafusar na madeira. Se necessário, faça primeiro pequenos furos com um punção.

 

 

 

 

ESTICADOR

Este esticador, feito de uma espiral flexível ligeiramente extensível, deve ser cortado por medida (menos 1 ou 2 cm para a extensão), depois munido nas extremidades de camarões aparafusados. Estes fixam-se de seguida em ganchos similares aparafusados no caixilho da janela.

 

 

 

 

VARÃO EXTENSÍVEL

O varão extensível é muito prático pois pode ser adaptado ao comprimento da janela sem que tenha de o cortar: é apenas necessário esticá-lo até ao comprimento pretendido.

 

 

 

 

POSSIBILIDADES DECORATIVAS

As cortinas oferecem possibilidades decorativas muito simples: podem-se suspender varões de diversas formas, deixando-os simplesmente caídos, prendendo-os nos lados ou a meio, ou colocá-los só a meia altura da janela. Estes são apropriados igualmente para janelas de coberturas.